AULAS ON-LINE - ESTEJA ATUALIZADO

AULAS ON-LINE - ESTEJA ATUALIZADO
CLIQUE NA IMAGEM VERDINHA NO CENTRO DA IMAGEM ACIMA, ONDE MARCA GOOGLE CLASSROOM PARA ENTENDER COMO BAIXAR O APLICATIVO PARA CELULAR E ENTRAR NO GLOOGLE CLASSROOM OU GLOOGLE SALA DE AULA

domingo, 28 de outubro de 2012

O Caráter Conta - Lenda do Tsuru - Profª Rosimary (Arte)


E.E.B. Professora Gertrudes Benta Costa
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivfqZvCGa_ny1ZA_2BtjLP0ceElOGFECUl0x1fZOQYNUAgyMeVQ7sBJ7voOa0zQGPenmrB_yhVYClz92qhgEfPY6GFrh6tzsMfjXr4jQ0sXQYejoqjKeSY-C604ILk68sQjX5s2yuD019U/s320/tsuru+3.jpgPROJETO: CONSTRUINDO VALORES  - Programa – O Caráter Conta

Disciplina : ARTE
Profª Rosemary Fernandes
Turma: 6ª, 7ª e 8ª serie
Atividade 1: Lenda do Tsuru
Tsuru: ave sagrada do Japão. Símbolo da saúde, fortuna, boa sorte, felicidade e longevidade.
A professora  inicia a aula com  uma roda de conversa ( questões). Entregue uma folha contendo informações da lenda do Tsuru para cada aluno. Investiga com a turma os conhecimentos que os mesmos têm sobre a lenda, a historia de Sadako Sasaki, e o Monumento da Paz.
Solicita aos alunos que formem equipes para leitura silenciosa. Depois da leitura, promove  um momento no qual, os alunos falam sobre o que compreenderam da história.








Atividade 2:  Dobradura: origami TSURU
É distribuído uma folha de sulfite  para cada aluno e iniciam aprendizagem da dobradura. Depois é distribuído folhas com as cores  do caráter conta. Após todos concluírem a dobradura, é feito móbiles contendo, em cada um, seis dobraduras.
As informações serão ampliadas em uma folha A3 e afixadas no mural da escola, juntamente com os móbiles, com o intuito de divulgar o trabalho realizado pela turma.








E.E.B. Professora Gertrudes Benta Costa
PROJETO: CONSTRUINDO VALORES  - Programa – O Caráter Conta

 O Tsuru é um dos animais que simbolizam a mocidade eterna e felicidade da Ásia.
Diz-se que ela vive 1000 anos. São, possivelmente, os pássaros mais velhos da Terra.
Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes  sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa.
É uma das aves mais conhecidas do Oriente, perdendo apenas para a Fênix, a ave que renasce das cinzas.
A cegonha é considerada a mãe de todas as aves e representa o canal entre o mundo dos vivos e dos mortos.
Algumas vezes a imagem do tsuru é colocada em caixões, para que a alma do morto seja levada para o céu em suas costas.
Como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de papel (origami) em forma de Tsuru.
Dizem que se você conseguir dobrar mil tsurus (enquanto mentaliza um desejo), este desejo será realizado !!!
  








E.E.B. Professora Gertrudes Benta Costa
PROJETO: CONSTRUINDO VALORES  - Programa – O Caráter Conta

História de Sadako Sasaki
Sadako Sasaki tinha dois anos de idade quando ela, sua mãe e seu irmão sobreviveram a uma bomba atômica em Hiroshima. Enquanto fugiam em direção ao rio Oto, no caminho, foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu naquele dia. Até os doze anos de idade ela teve seu desenvolvimento normal até que apresentou leucemia devido às radiações. Quando estava hospitalizada recebeu a visita de sua melhor amiga que lhe contou a lenda do tsuru e propôs que ela dobrasse os mil tsurus na intenção de obter cura. Ela começou a dobrar os tsurus, mas sua enfermidade agravava-se a cada dia e então ela disse aos tsurus: "Eu escreverei Paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."
Em 25 de outubro de 1955 ela faleceu e tinha conseguido fazer apenas 964 tsurus. Seus colegas de classe fizeram os restantes a tempo para seu enterro e iniciaram uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória e de todas as crianças mortas ou feridas pelos efeitos da bomba.
Estudantes de mais de 3000 escolas do Japão e de 9 outros países contribuíram e, em 5 de outubro de 1958, o Monumento de Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.
Essa história não só representa a paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face à dor e à morte, como também representa o poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.




















Profª Rosemary Fernandes
Turma: 6ª, 7ª e 8ª serie








E.E.B. Professora Gertrudes Benta Costa
PROJETO: CONSTRUINDO VALORES  - Programa – O Caráter Conta


O Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, foi erguido em 1958, em Hiroshima, no Parque da Paz. No topo do pedestal de granito que simboliza a Montanha lendária de Paraíso Mt. Horai, está uma jovem menina que segura um tsuru nos braços estendidos. Dentro do pedestal há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, que as pessoas de toda parte do Japão e do mundo, enviam todos os anos como um gesto poderoso de preocupação, devoção e amor. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:
"Este é nosso grito,
esta é nossa oração:
PAZ NO MUNDO"
A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte




Profª Rosemary Fernandes
Turma: 6ª, 7ª e 8ª serie

E.E.B. Professora Gertrudes Benta Costa
PROJETO: CONSTRUINDO VALORES  - Programa – O Caráter Conta
Disciplina : ARTE
Profª Rosemary Fernandes
Turma: 6ª, 7ª e 8ª serie

DOBRANDO OS TSURUS NAS CORES DO PILARES :
O CARATER CONTA

















































Nenhum comentário: