sábado, 30 de agosto de 2014

26 de agosto - Aniversário da Escola



A atual escola iniciou suas atividades no dia 26 de agosto de 1986, com o nome de “Escola Básica Professora Gertrudes Benta Costa”.
O ato que autorizou seu funcionamento ocorreu do dia 31 de julho de 1986, através do ofício n.º 013, e P/217/86 de 02.02.86, ficando criada a Escola Básica Prof.ª Gertrudes Benta Costa.

           No ano de 2014 temos 1504 alunos matriculados na escola, sendo 285 no Ensino Fundamental Anos Iniciais, 240 no Ensino Fundamental Anos Finais, 979 no Ensino Médio.

Nomes do grupo gestor: Germano Schmidt, Rosângela Gonçalves, Jorge José Rosa, Marília Quentel Corrêa e Ângelo Mateus Moser.

Fonte: PPP da Unidade Escolar.

PROFESSORA
GERTRUDES BENTA COSTA

Quem foi?



    Gertrudes Benta Costa nasceu em 01 de julho de 1943, às 16h,  em Nova Trento SC. Filha de João Benjamim Bertotti e Maria Voltolini Bertotti.
A Sr.ª Gertrudes Benta Costa, morou em Brusque, onde cursou o ensino normal, depois se mudou para Vidal Ramos, lá começou os seus trabalhos públicos.
Chegou a Joinville em 1970, cursou pedagogia na Faculdade de Educação de Joinville, colando grau em 25 de julho de 1980.
Casou-se com João Dilvo da Costa, professor de matemática em 17 de dezembro de 1966, na região de Nova Trento. Este casamento resultou em 03 filhos: Celis Regina Costa, 22 de Setembro de 1967, Dilvo César Costa, 28 de Fevereiro de 1969 e Sandra Mara Costa, 22 de Fevereiro de 1971.
Em Joinville a então professora Gertrudes Benta Costa, trabalhou no Ensino Comercial, localizado na Rua Visconde de Taunay 740, no período de 01 de Outubro a 1981 a 1984, também trabalhou no Colégio Celso Ramos, onde atuou como secretaria  chegando a ocupar o cargo de direção na Unidade Escolar.
Durante sua vida, Gertrudes Benta Costa, foi uma mulher Lutadora, Feliz, Dinâmica. Em casa junto com a família era um braço forte, sempre organizada e preocupada com a profissão e o futuro dos filhos. Já no trabalho, por ser criativa e bem entrosada com colegas e alunos, todos gostavam de sua pessoa, a admiravam e a tinham  como uma amiga, para todas as necessidades. (filha – Sandra Mara Costa).
A vida da professora Gertrudes Benta Costa, juntamente com a de seu marido, o senhor João Dilvo Costa, chegou ao fim em 13 de janeiro de 1985, num acidente rodoviário na Br. 101, na localidade de Itapema SC. Seu corpo foi velado e esta enterrada na cidade de Brusque - SC, com a presença de amigos e colegas.
Dados coletados com a família no mês de agosto de 2011 pelo Professor Jorvanio Zanelato (história).

Consulte também as postagens do ANIVERSÁRIO DOS 25 ANOS DA ESCOLA.
Homenagem do 5º 02 professora Valneide aos 28 anos da escola:

Poema:  A Escola é   (Paulo Freire)
 Escola é
 ... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Nenhum comentário: